Opinião NetBafo - O urgente e o necessário
Mais uma crise ronda Palma Travassos. Assim como no ano passado, foi prometido a torcida um time competitivo, com treinador experiente na divisão e elenco elogiado pelo treinador, sem entretanto apresentar este elenco a torcida, realizando apenas treinos secretos, contrações de jogadores que não eram titulares em suas antigas equipes, e por ai vai.
Uma história praticamente idêntica a do ano passado, que causa pavor ao sofrido torcedor comercialino. Mas o que fazer? Como mudar a situação, embora pareça que o filme vai se repetir e teremos o mesmo final?
A crise ano passado foi potencializada pela falta de atitude da diretoria a época. Não se sabia o que fazer, não se tomava decisões rápidas e o ambiente interno de desfragmentou, deixando o clube uma bagunça nunca vista na história. Teve de tudo: discussão de SAF em pleno campeonato, técnico que pediu demissão pouco depois de assumir, jogadores que estavam machucados e foram contratados, até ídolo do rival colocando jogador pra jogar. O resultado foi uma humilhação a coletividade sem precedentes na história.
Assim é URGENTE a atual diretoria tomar decisões rapidamente para que a situação não se torne insustentável, como no ano passado. A diretoria errou na contratação de muitos desses atletas, e não é possível mudar um elenco inteiro, mas é necessário a contratação de jogadores em algumas posições chave para garantir a permanência do clube na série A3. Outra questão é a manutenção ou não da atual comissão técnica. Se a diretoria optar pela troca, que o faça o quanto antes, e se busque um profissional experiente, preparado para o grande desafio, sem perder tempo com improvisação ou soluções mirabolantes que, ao meu ver, vão apenas aprofundar a crise. O Comercial, em nome da sua história e de sua apaixonada torcida, não pode de maneira nenhuma voltar a disputar o quarto nível estadual.
Passado este campeonato, se faz NECESSÁRIO discutir o futuro do clube. Hoje o futebol mudou, não dá mais para seguirmos um modelo esportivo dos anos 1980. Hoje o futebol é dinheiro, e o Comercial precisa de investimento para sair do patamar humilhante ao qual se encontra e voltar a ser uma agremiação que traz orgulho a sua torcida. O modelo SAF ao meu ver seria ideal, mas não dá para esperar “encostar” alguém; o ideal é irmos ao mercado buscar uma melhor opção, discutindo profundamente um contrato. O Conselho Deliberativo do clube já tem se movimentado a isso, e sinceramente esta é a única esperança de vivermos dias melhores. O sistema atual é tão ruim que quase todos os ex-presidentes do clube, a exceção do atual vice presidente, praticamente não vão mais ao clube, alguns foram tão feridos que não querem saber do Comercial. Nada me faz crer que o atual presidente não seja o próximo desta lista terrível.
Assim, uma palavra ao torcedor: o URGENTE deve vir antes do NECESSÁRIO. Por mais que o final pareça ser o mesmo, ainda existe esperança de que, por mais que tenham errado, que está diretoria minimamente mantenha o clube na divisão. Ainda que seja doído para nós, é a única esperança que nos resta momentaneamente.
Comentários
Postar um comentário